sexta-feira, 17 de abril de 2015

VOTAR PODE DEIXAR DE SER OBRIGATORIO E PASSAR A SER FACULTATIVO NO BRASIL, PROPOSTA ESTÁ NA REFORMA POLITICA



O senador Ricardo Ferraço (PMDB-ES) voltou a defender, nesta quinta-feira (16), o fim do voto obrigatório no Brasil. Ferraço é autor da Proposta de Emenda à Constituição 55/2012, que institui o voto facultativo. Rejeitada pela Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) no início do mês, a PEC pode ter nova discussão no Plenário, já que o senador apresentou recurso com esse fim.

- Que o Plenário desta Casa possa, de fato, se debruçar sobre este recurso que nós estamos submetendo, tendo em vista a necessidade de ampliarmos este debate e fazermos aquilo que, julgo eu, já passou da hora, que é a implementação do voto facultativo em nosso país.

Para Ferraço, o voto obrigatório é um instituto anacrônico, ultrapassado, que não se justifica no Brasil amadurecido de hoje. O senador disse considerar que o voto obrigatório não eleva o nível de consciência e participação política. e não confere credibilidade aos partidos, aos mandatos e às instituições democráticas.

- Não é a quantidade de votos, mas sim a sua qualidade que legitima as autoridades políticas e as instituições democráticas. São os votos conscientes que impulsionam o debate político e o vigor do processo democrático – argumentou Ferraço.

O senador citou pesquisas de opinião que apontam a preferência do brasileiro pelo voto facultativo. Ferraço também citou países que não adotam voto obrigatório, como Estados Unidos, Japão, França, Grã-Bretanha e Canadá. Para ele, no Brasil, muitos eleitores acabam se abstendo de votar e anulando os votos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário