quinta-feira, 2 de abril de 2015

CATOLICISMO - O QUE ACONTECEU NA SEXTA FEIRA SANTA? CRUCIFICAÇÃO E RESSUREIÇÃO DE JESUS


A Bíblia não instrui os Cristãos a honrar um determinado dia em memória da morte de Cristo. No entanto, a Bíblia nos dá liberdade a fazer decisões sobre esses assuntos. Romanos 14:5 nos diz: "Um faz diferença entre dia e dia; outro julga iguais todos os dias. Cada um tenha opinião bem definida em sua própria mente." Ao invés de lembrar-nos da morte de Cristo em um determinado dia, uma vez por ano, a Bíblia nos ensina a celebrar a morte de Cristo através da Ceia do Senhor. I Coríntios 11:24-26 declara: "... fazei isto em memória de mim ... Porque, todas as vezes que comerdes este pão e beberdes o cálice, anunciais a morte do Senhor, até que ele venha."

Por que a Sexta-Feira Santa é conhecida como "da Paixão"? O que as autoridades judaicas e romanas fizeram com Jesus definitivamente não foi algo bom (veja Mateus capítulos 26-27). No entanto, os resultados da morte de Cristo são muito bons e demonstram a grande Paixão de Deus por nós! Romanos 5:8 diz: "Mas Deus prova o seu próprio amor para conosco pelo fato de ter Cristo morrido por nós, sendo nós ainda pecadores." I Pedro 3:18 nos diz: "Pois também Cristo morreu, uma única vez, pelos pecados, o justo pelos injustos, para conduzir-vos a Deus; morto, sim, na carne, mas vivificado no espírito."
Algumas igrejas Cristãs celebram a Sexta-Feira Santa com alguns eventos especiais, enquanto outras fazem seus cultos mais simples do que o normal através de hinos solenes, orações de agradecimento, mensagens que têm como tema o sofrimento de Cristo por nossa causa e através da observância da Ceia do Senhor. Quer ou não os cristãos escolham "celebrar" a Sexta-Feira Santa, os acontecimentos daquele dia devem estar sempre em nossas mentes porque a morte de Cristo na cruz é o acontecimento fundamental da fé Cristã.
Neste momento crucial da história de Cristo, era conhecido por seus grandes milagres, sua entrega foi um ato de amor a humanidade, para que todos que Nele creem sejam salvos após a morte carnal.
Jesus Cristo foi vendido por trinta moedas de prata por um de seus discípulos, Judas. Foi acusado de estar se passando pelo tão esperado Messias (Jesus). 
A humanidade esperava um "messias" adornado de prata e ouro, em uma entrada esplendorosa, cheio de preconceitos e julgamentos. Mas foi exatamente o contrário do que o povo esperava. Jesus chegou em uma jumenta, com vestes simples e com muita humildade.

                              

As leis de Moisés apedrejavam, matavam e não perdoavam pecados, Jesus pregou o perdão dos pecados pois o motivo de sua existência foi para mudar a história e trazer a conciliação de Deus com o homem. Jesus foi preso no Jardim do Getsêmani. Jesus passou por seis julgamentos – três por líderes judeus e três pelos romanos. Jesus sofreu espancamento, açoites dolorosos, para se ter uma ideia da dor e sofrimento que Cristo, os chicotes que açoitavam Jesus, em sua pontas tinham chumbo. Pilatos tentou entrar em um acordo com os líderes judeus ao permitir que espancassem Jesus, mas esse ato não lhes satisfez. Pilatos entregou Jesus para ser crucificado. Jesus foi ridicularizado pelos soldados à medida que O vestiam com uma manta roxa e uma coroa de espinhos. 
                    

Jesus foi crucificado no Gólgota, que significa Lugar da Caveira. O céu permaneceu escuro por três horas .Jesus clamou: "Pai, nas tuas mãos entrego o meu espírito. E, havendo dito isto, expirou" .

                            

Logo após a crucificação de Jesus Cristo, José de Arimateia pediu a Pilatos pelo corpo de Jesus. Ele recebeu permissão de enterrar Jesus, então trouxe finos planos de linho, embalou o corpo, colocou Jesus no túmulo e colocou uma grande pedra na entrada. Jesus ficou no túmulo por três dias.

Depois do Sábado, Maria Madalena, Maria (mãe de Jesus) e Salomé prepararam aromas para ungir o corpo de Jesus. Quando chegaram ao túmulo, a pedra já tinha sido movida! Eles entraram no túmulo, onde um anjo disse: "Ele, porém, lhes disse: Não vos atemorizeis; buscais a Jesus, o Nazareno, que foi crucificado; ele ressurgiu; não está aqui; eis o lugar onde o puseram. Mas ide, dizei a seus discípulos, e a Pedro, que ele vai adiante de vós para a Galileia; ali o vereis, como ele vos disse".

Nenhum comentário:

Postar um comentário