terça-feira, 5 de maio de 2015

GOVERNO DISCUTE PRIMEIRO PLANO AGRÍCOLA E PECUARIO DO MARANHÃO COM A SOCIEDADE


O Governo do Estado do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado de Agricultura e Pecuária, reuniu representantes de secretarias e órgãos estaduais relacionados ao setor produtivo, do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) de universidades, sindicatos e bancos para discutir o primeiro Plano Agrícola e Pecuário (PAP) da história do Maranhão, que será lançado ainda em maio.
Em uma discussão democrática, que deu voz a todos os presentes, foram apresentados os objetivos e as diretrizes do PAP, alinhados ao Plano Nacional, do MAPA, que será colocado em prática por meio dos instrumentos de linhas de créditos, apoio à comercialização, gestão de risco rural e capacitação. “O crédito para chegar ao produtor rural precisa ser antecedido por etapas como qualificação e oportunidades de negócio. O banco vem com a intenção de ajudar nesse processo, como um elo”, disse Antônio Edson da Costa Ribeiro, superintendente no Banco da Amazônia.

Após a reunião, as contribuições das instituições foram colhidas e foram para análise, para serem acrescentadas ao plano, que será lançado ainda este mês.

Todos os representantes presentes à reunião mostraram-se dispostos a colaborar e a ver o plano se tornar realidade. “Essa iniciativa é da maior importância para Maranhão, pois mostra que temos que buscar trabalhar no sinergismo, para todos as secretarias e órgãos envolvidos com o setor agropecuário estejam focados no fortalecimento da pesquisa, produção, armazenamento, comercialização dos produtos do estado. Saio daqui muito feliz pois vimos vários parceiros reunidos, que estão entendendo o esforço do governo de aumentar a produção do Maranhão”, Fortunato Macedo, presidente da Agência Estadual de Pesquisa Agropecuária e de Extensão Rural do Maranhão (Agerp).

“O Plano Agrícola não é do governo, é do Maranhão. Por isso precisávamos ouvir todos esses segmentos e receber suas contribuições. Afinal, estamos munidos de um mesmo objetivo: aumentar a produção do nosso estado e, com ela, emprego e renda para população maranhense, gerando mais qualidade de vida no campo e na cidade”, reforçou o secretário de agricultura e pecuária, Márcio Honaiser. 



Nenhum comentário:

Postar um comentário