quarta-feira, 22 de julho de 2015

PINHEIRO - Iniciou hoje com uma grande alvorada e caminhada o festejo do padroeiro Santo Inácio de Loyola


Iniciou hoje dia 22, com uma grande alvorada e muita gente participando em uma grande caminhada de louvor ao padroeiro e vai até dia 31 deste mês de julho o tradicional festejo em honra a Santo Inácio de Loyola, em Pinheiro no Maranhão.

Este ano tem como tema geral: “ COM SANTO INÁCIO, POR UMA SOCIEDADE MELHOR”. e com o Lema: "QUEREMOS VER A TUA GLÓRIA" convide sua família, seus parentes e amigos e participe deste momento forte de oração e devoção.

QUEM FOI SANTO INÁCIO DE LOYOLA.

Santo Inácio de Loyola (1491-1556) foi um padre jesuíta espanhol. Foi um dos fundadores da Companhia da Jesus, ordem religiosa criada para combater a expansão do protestantismo na Europa, por meio do ensino e expansão da fé católica. Foi ordenado padre pelo Papa Paulo III. Foi canonizado pelo Papa Gregório XV.

Nasceu no Castelo da família de Loyola, na província Basca de Guipuzcoa, na Espanha, em 1491, na cidade de Azpeitia no dia 1° de junho. Quando rapaz, era um nobre que sabia cavalgar, manejar a lança, declamar,  e era muito mulherengo, tendo como marca de sua personalidade o atrevimento.

Andava sempre armado, usava uma couraça, como militar que era. Era extremamente vaidoso, gostava de vestir-se impecavelmente, usava os cabelos longos, como era o costume da época.

Lutando em uma batalha, lgnácio foi atingido por uma bala de canhão em uma de suas pernas, que quase a despedaçou. Encontrava-se muito mal e, no dia de São João, pediu para se confessar. A partir deste dia, sua saúde foi sendo restabelecida.
Durante sua convalescença ele leu vários livros sobre guerras, mas quando estes acabaram, começou a ler a Bíblia e, a partir daí, sua vida mudaria: seria agora um soldado "Servo de Deus". Sua espada era o amor e o seu escudo era Jesus.
Abandonou as roupas de soldado e as trocou por roupas de mendigo. E saiu pelo mundo pregando o amor e dando o exemplo do que pregava. Fundou a Companhia de Jesus, que são os Jesuítas, mais conhecidos atualmente. Aos 65 anos, no dia 31 de julho de 1556,  uma sexta-feira, a alma de lgnácio volta para Deus.


Nenhum comentário:

Postar um comentário