quarta-feira, 1 de julho de 2015

III SEMINARIO DO PACTO NACIONAL DO ENSINO MÉDIO É UM SUCESSO


Uma atmosfera de alegria e confraternização marcou, ontem (30), a abertura do III Seminário Estadual do Programa Nacional de Fortalecimento do Ensino Médio (PNEM), que corresponde a conclusão da segunda etapa do pacto. O programa tem como objetivos promover a formação continuada dos professores e coordenadores pedagógicos que atuam no ensino médio da rede estadual de ensino; atualizar a prática docente em conformidade com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, além de consolidar a escola como um espaço privilegiado do processo de formação continuada.
No Maranhão, o PNEM é coordenado pela UFMA e articulado com a Secretaria de Estado da Educação. Assiste 700 escolas públicas estaduais dos 217 municípios maranhenses.
O evento, que continua até amanhã, no auditório do Centro Pedagógico Paulo Freire, foi aberto com a apresentação das 19 Unidades Regionais de Educação do estado. Em seguida, a banda marcial “Teresinha França”, composta por alunos do Centro de Ensino Raimundo Magno Alves da Silva, de Pindaré Mirim, e alunas de Itapecuru Mirim, do Coral em Libras, entoaram o hino nacional.
O reitor Natalino Salgado presidiu a mesa de abertura, que contou ainda com a coordenadora geral do PNEM, Lindalva Maciel; o coordenador adjunto, Manoel Barros; a secretária estadual de educação, Áurea Prazeres; o assessor da Pró-Reitoria de Ensino, João de Deus Mendes da Silva; Mônica Ribeiro, que coordena as ações nacionais de produção de material para a formação de professores no âmbito do PNEM; e Mirna Araújo, coordenadora de formação continuada de professores da Secretaria de Educação Básica, do Ministério de Educação.
A coordenadora geral do PNEM, Lindalva Maciel, fez questão de chamar nominalmente os 29 formadores regionais do pacto. “O pacto, hoje, é real graças ao esforço de todos os envolvidos”, disse. A coordenadora nacional, Mônica Ribeiro, revelou que as mudanças no ensino médio já podem ser percebidas a nível nacional. “A rede de formação do PNEM conta com 340 mil pessoas em todo país. A caminhada foi árdua desde a concepção do pacto, mas o PNEM não deve chegar ao fim, pois há valorização da licenciatura, que não permite que o ensino médio retroceda”, destacou.
O reitor Natalino Salgado falou de sua felicidade em presenciar tantos educadores comprometidos com a educação estadual. “Em 30 anos como docente, poucas vezes me emocionei positivamente, ao testemunhar o engajamento dessas pessoas com a educação”, revelou. Ele destacou que tanto a UFMA como qualquer outra universidade deve estar comprometida com a educação básica.
A secretária estadual de educação, Áurea Prazeres, enfatizou a importância da educação continuada e as ações desenvolvidas no ensino médio. “As ações criam espaços formativos na escola que, proporcionam a mudança na realidade”, disse a secretária estadual.
Em seguida, com a tematização das práticas pedagógicas e da realidade do aluno, houve a apresentação da peça “O livro mágico”, com os alunos do Centro de Ensino Maria José Aragão, da Unidade Regional São Luís. Alunos indígenas da Unidade Regional de Barra do Corda cantaram o hino municipal de Grajaú, em guajajara, sua língua materna.
A formadora regional de Viana, Tânia Campos, enfatizou que a inserção do PNEM trouxe resultados positivos “Houve uma mudança de postura em grande parte dos professores que participam do pacto. Percebo uma unidade entre os professores, pois estão interagindo mais, o que fortaleceu o aspecto pedagógico da escola”, concluiu.
As atividades do III Seminário do PNEM seguem até a quinta-feira (02), com apresentações culturais e mesas-redondas. No último dia, será lançada a próxima etapa do pacto que trabalhará o caderno Diversidade, tratando da inclusão, relações étnico-raciais e relações de gênero.
Saiba +
No Maranhão, o pacto foi organizado com 29 formadores regionais. Eles promovem a formação de 746 orientadores de estudo. Estes, por sua vez, fazem a formação continuada de mais de 14 mil professores do sistema estadual de ensino, alcançando mais de 700 escolas públicas estaduais nos 217 municípios do estado.


Nenhum comentário:

Postar um comentário