quarta-feira, 10 de junho de 2015

EDUCADORES DA REDE PUBLICA DE ENSINO PARTICIPAM DE FORMAÇÃO CONTINUADA EM SERVIÇO



Professores, coordenadores e supervisores da rede pública de ensino participam, até sexta-feira (12), na Escola de Governo do Maranhão, no bairro Areinha, em São Luís, da terceira etapa da Formação Continuada em Serviço, no âmbito da Rede de Formadores. A ação faz parte da macro política educacional Escola Digna, no eixo estruturante formação continuada, para assegurar a melhoria dos indicadores educacionais do estado.

O objetivo é formar professores formadores em serviço para o apoio pedagógico a estudantes maranhenses nas áreas de Matemática e Língua Portuguesa nas 19 Unidades Regionais de Educação (UREs).

“Além de dá um suporte pedagógico mais amplo ao professor, exercitando a troca de experiências e solução de problemas, a formação estimula o profissional a associar a Matemática à realidade do aluno, destacando a importância da disciplina na vida de cada um”, ressaltou o professor de Matemática da URE de Imperatriz, Paulo Cardoso Jales.

A formação está destinada a professores de 5º e 9° anos do Ensino Fundamental; 3º ano do Ensino Médio e demais modalidades de ensino, para o apoio pedagógico a estudantes com ações voltadas ao desenvolvimento da leitura, escrita, matemática e letramento de todas as áreas.

Nara Lúcia Galvão, supervisora da URE de Chapadinha, destacou a metodologia da formação. “É extremamente valiosa a metodologia utilizada na formação. Trabalha o método dialético, reconhecendo o conhecimento prévio do estudante”, observou.

Para a professora formadora, Maria Laura Petitinga Silva, a diferença da formação está na competência da leitura e da escrita. “Além de estar pautada no apoio pedagógico, a proposta pretende melhorar o estudante na sua competência leitora e escritora de Matemática e Português”, disse.

A Rede de Formadores é composta por representantes das Unidades Regionais de Ensino (UREs) e demais técnicos das etapas e modalidades de ensino. Durante a formação, os representantes das Unidades Regionais serão capacitados para desenvolver competências de formador, num aporte teórico e metodológico que sustentará as novas diretrizes do eixo de formação do ‘Escola Digna’. Estes formadores serão responsáveis por realizar capacitações presenciais aos professores de seus respectivos municípios.

Rosa Helena Maramaldo, coordenadora da URE de Pinheiro, elogiou a iniciativa do governo. “O governo Flávio Dino está de parabéns por mais essa iniciativa. A formação tem tudo para dar certo. Todos os municípios e os gestores estão envolvidos, no sentido de dar apoio a esse programa de grande relevância para a educação de nosso Estado”, enfatizou. 



Nenhum comentário:

Postar um comentário